21 março 2010

O menino do pijama listrado - John Boyne

Sinopse: Bruno é um menino de nove anos que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida além do que acontece fora de sua casa e escola. O que ele descobre logo no ínicio do livro é que ele e a família terão que se mudar de Berlim, por conta do emprego do pai e ordens de seu chefe. Contextualizando, estamos na década de 40, em plena segunda guerra mundial o pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz. Com o passar do tempo Bruno vai se adaptando a nova situação descobrindo mais sobre a família, sobre a Alemanha e sobre os vizinhos que moram do outro lado da cerca e só vestem a mesmo traje. E é por acaso que em uma exploração das redondezas, Bruno faz amizade com um menino do outro lado da cerca que sempre veste um curioso pijama listrado. E essa amizade mudará a vida de ambos.

Minha opnião: Em O Menino do Pijama Listrado, Boyne nos apresenta a Bruno, um garotinho de 9 anos vivendo na Alemanha nazista. Bruno é cativante e Boyne conta a sua história de forma doce e delicada.

A inocencia de duas crianças - uma judia e uma alemã - vivendo a uma época em que tal diferença era questão de vida ou morte, torna a história do livro triste. Apesar de ser assim, triste, a questão do holocausto e do quanto os judeus sofreram nas mãos de soldados nazistas é contada de uma forma tão sutil que você se emociona a ponto de não saber se ri ou se chora.

Ver o mundo pelos olhos de uma criança nunca foi tão singular como neste livro.
Postado por Laís às domingo, março 21, 2010

1 comentários:

Luana Soares disse...

Bruno me fez chorar rios. Mas, por favor, não veja o filme. Ele vai tirar todo o encanto do livro. O mesmo vale para "O caçador de pipas"

beijos, gata

Postar um comentário